quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lippo Rock Guitar - Técnica no Blues


"Lippo Rock Guitar - Guitarrista Profissional e Professor de Guitarra na Itália, tocou no "Made in Brasil" Banda de Rock e Blues Brasileira em 1979,1986, e 1987. Fellipo “ Lippo” Carlo Baldassarini atualmente toca em seus projetos de Blues e Rock fazendo diversas Apresentações pela Itália. Lippo Rock Guitar será é colunista do Toque de Mestre Guitar e nos ensinará um Pouco sobre o Mundo do Blues."
http://www.myspace.com/lippometalman

"O Blues necessita de um motivo interior, ninguém acorda bluesman. Deve existir uma motivação interior cultivada no tempo.”

Técnica no Blues
Um guitarrista maduro naturalmente, procura um toque dinâmico. Usando a palheta e os dedos para dar um toque slap ou em outros termos thumb stick. Puxando a corda e soltando com o dedo médio e anelar enquanto a palheta permanece onde está… Em meio ao solo em lugares pré-definidos em termos de tensão e resolução, com um simples acentuar de pressão da palheta, se aumenta ou diminui a intensidade e volume da nota ou mesmo da inteira seqüência escolhida, conferindo assim uma expressão quase humana ao solo. Porém quanto mais distorção for adicionada à guitarra, mais difícil se torna dominar esta técnica. Procurar ouvir os clássicos ajuda muito, inclusive obras para saxofone. A parte teórica nesse nosso caso não importa muito, pois falamos de técnica de execução. E é Importantíssimo: Equilibrar a pressão da palheta é muito importante realmente.
A pressão dos dedos nas cordas deve ser estudada caso a caso. Dependendo do tipo de voz que desejamos conferir ao solo. Uma dica pra esclarecer o quesito formas de expressividade é o de procurar exercitar solos utilizando notas na mesma corda, escalas horizontais, deslizando de uma para outra nota, acentuando o tempo forte de acordo com o groove do acompanhamento. Inicialmente podemos começar sobre uma base bem simples. Construindo aos poucos frases completas. A seguir adicionaremos mais cordas, compondo solos cada vez mais extensos. A técnica de vibrato lateral da mão das cordas deve ser outro aspecto muito bem cuidado. Exercitando as mais variadas velocidades de expressão de acordo com o contexto da musica. Outro capitulo muito importante è a nitidez do instrumento tocado, a qualidade do som, nunca exagerar nos efeitos e conseguir mesmo que emita um som claro e quente, cremoso adicionando um bom compressor e um igualmente bom overdrive. Procurando um som doce, controlável, à vontade, o resto é fantasia e paixão…
No Blues o que conta realmente è a qualidade de expressão, o som certo para a musica. Pesquisar é importante também, ouvir artistas diferentes entre si no estilo. Um exemplo de som moderno é o guitarrista americano Joe Bonamassa, o guitarrista Warren Haynes do Gov't Mule, guitarristas slide tais como Kirk Lorange, Cris Rea, e o imenso Sonny Landreth (um mago). “O Blues necessita de um motivo interior, ninguém acorda bluesman. Deve existir uma motivação interior cultivada no tempo.” O Blues è romântico sim, mas dominar os vários grooves, encadeamentos de acordes, vozes, sobreposições de arranjos não è exatamente simples, requer alguns anos de preparação. A condução rítmica é um problema muito normal para quem começa no estilo, sem a devida atenção soa tudo igual da primeira a ultima musica. Dai a cumplicidade entre o baterista e o baixista ser obrigatória. O estudo dos mais variados grooves em conjunto pode ajudar muito. Mesmo como trabalho de depuração no ensaio, repetir algumas vezes certos padrões rítmicos e mudar para outro completamente diferente, voltar ao primeiro e encaixar um terceiro sem mudar de seqüência de acordes, mudar apenas o padrão térmico, como puro exercício para banda, procurando sim a facilidade de mudança de ritmo. Saber o que é um shurffle, um zideco, um slow blues, saber a diferença entre o rock blues inglês e o norte americano, adicionar algumas frases de country blues, conhecer algumas estruturas de gospel songs e o mais importante: Saber o porquê e quando utilizar esta ou aquela técnica.
Mas o mais quente... A convicção, sem esta não existe bluesman que fique de pé. Sem assustar… Um musico de Rock pode tocar razoavelmente bem em cinco anos, no Blues este período é apenas inicial, pois como já havia dito são muitos os fatores para poder tocar o blues realmente bem, alguns anos de janela são necessários.
Claro que tocar algumas seqüências é uma coisa até fácil, porém criar todo um trabalho variado e de qualidade leva tempo. Até a próxima…
Técnica no Blues
Por Lippo Baldassarini
Ouça o som de Lippo no site acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário