domingo, 15 de junho de 2008

SETUP - QUE EFEITO USAR?


Bem amigos do Master of Guitar, vamos falar novamente um pouco sobre Pedais e Efeitos e ver um pouco do que pode ser feito se montar um bom Set de Pedais.

As perguntas mais comuns que os guitarristas iniciantes fazem quando querem experimentar efeitos de guitarra são:

Que Efeito Usar? Que pedaleira posso Usar? O que Usar primeiro Set de Pedais ou Pedaleira Multi-Efeitos?

As respostas são simples, mas exigem atenção em alguns detalhes.


1)Que Efeito Usar?

Bem inicialmente é bom conhecer os efeitos mais comuns que são: Distorção, Overdrive, Flanger, Chorus,Delay,Reverb, Wah-Wah e outros. A partir daí pode começar a escolher ou pedais de efeitos ou pedaleiras.


2) Que pedaleira posso Usar?

Essa resposta costumo sempre falar que depende do seu bolso. Falo também que " Seu Som depende do seu estudo e do seu bolso. Claro que no mundo que vivemos hoje é dificil conseguir as coisas, caso os recursos sejam poucos opte pelas pedaleiras multi-Efeitos tipo G1, que é uma nova versão da 505-II da ZOOM e excelente para se conhecer os efeitos,para guitarristas iniciantes, quando melhorar as condições evolua também para outras pedaleiras.Porém se você pode comprar algo mais caro, veja como um investimento. As Opções são diversas tanto para pedaleiras quanto pedais!!! Sempre é bom pesquisar um pouco antes de Comprar!!! Algumas dicas para pedaleiras são a V-Amp2, bem legal usei por um bom Tempo e atualmente gosto da ME-20 da BOSS, Dicas de Pedais são: Os pedais da BOSS, Danelectro, Beringher, Eletro Harmonix, Ibanez e outros.



3) O que Usar primeiro Set de Pedais ou Pedaleira Multi-Efeitos?

Caso você seja um guitarrista iniciante aconselho usar uma pedaleira Multi-Efeitos para conhecer os principais efeitos e depois passar para um Setup de Pedais. É bom pesquisar bastante sobre pedais ouvir ver as possibilidades de cada pedal e ir formando sua própria opinião.



A idéia de falar sobre pedais e efeitos aqui no Master of Guitar tem a intenção apenas de orientar os guitarristas e não fazer nenhum tipo de propaganda!!!
Valeu e até a próxima!!!

37 comentários:

  1. Ola! Sou iniciante na guitarra e comprei uma V-amp 2 mas não sei como regular ela pra tirar um som legal, seria possivel me ajudar? quero tocar u2, coldplay, e tentar algo joe satriani e estive vai... fico muito grato se puder me ajudar...
    Davidson Ferreira
    davidsonsf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pow cara otimas dicas e tal agradeço ai pela força, mas como vc disse ai no texto sobre conheçer os efeitos eu queria saber se vc pode me dizer como alguns funcionam, quais ficam melhor em determinados tipos de musicas...só alguns exemplos falow mano e novamente obrigado ai pela força aos iniciantes...
    eu toco tem 1 ano, mas só pude comprar minha guitarra agora. e to mto interessado em dicas sobre os pedais vlw...

    ResponderExcluir
  3. qual a diferença de set de pedais e pedaleira multi efeito????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente os pedais são analógicos e na maioria das vezes com apenas um efeito, o interessante dos pedais é que não se perde muito do timbre do instrumento. As pedaleiras de baixo-custo normalmente são digitais, alterando um pouco do timbre do instrumento mas por sua vez é mais versátil, uma vez que você pode simular dezenas de efeitos.

      Excluir
    2. antigamente existia isso as pedais analogicos eram muito superiores . e as pedaleira alterava timbre do instrumento .
      hj nao é mais assim .
      as pedaleiras top de hj , sao tao boas quanto analogicos ou até superiores . nao cai na do anonimo bocó nao ... essas pod hd zoom g5 , gt-100 . são opções incriveis muito versateis . se vc é novo na guitarra vale a pega uma pedaleira basica , para ir aprendendo sobre efeitos . futuramente vc tem opção de partir para um set analogico se vc quizer personalização . ou pegar uma super pedaleira .

      Excluir
  4. eu comprei um pedal ZOOM 505 II, + eu num faço a menor ideia de como usá-lo por favor me ajude, me explique para oq kada botão serve
    julia.perri@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você ainda possua a pedaleira, não deixe de visitar o site do Cifraclub.
      http://www.cifraclub.com.br/patch_lista.php?tipo=2&estilo=0

      Excluir
    2. zoom 505II é um muito veia kkk . e essa altera timbre do instrumento. kkk

      alguns guitarristas usam ela como reverb e delay echo .
      eu pessoalmente acho complicadissimo usar ela . nao curto os ruidos kkk

      para tirar timbres limpos até q nao é tao ruim ...

      Excluir
    3. Por vc tem razão pra quem não sabe mexer .é complicado agora quero que vc me diz qual é a pedaleira que tem um melhor chorus ?

      Excluir
  5. qual o set de pedais usados pelo coldplay?
    Aguardo retorno.
    engesilva10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade é um sistema de pedaleira axess, é uma pedaleira handmade,ou a skrydstrup R&D muito pratica e eficiente, tom tonalidades e sonoridades melhores que pedais analógicos.

      Excluir
  6. valeu kra ajudou bastante...
    ei pra ligar o set é so e ligando um no outro né?
    sem mais nenhum equipamento
    ok
    valeu mano
    mim add no orkut:ewalber12@hotmail.com
    valeu

    ResponderExcluir
  7. oi amigo.
    gostaria de saber quanto voce gastou para monta esse seu SET. :D:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. algo proximo de 2,500,00 por aew a média dos pedais boss é de 500 reais,o pedalboard cabos....

      Excluir
  8. Sou Novo No Site !
    Queria Que Vocês me Ajudassem a Montar Um Efeito Passo a Passo na Pedaleira Zoom G1 !
    Porque Fiz a Burrada de Montar Um Som Horrivel Em Cima do Som que eu Mais Usava que Era o A0 !
    vC'sz Poderiam me Ajudar?

    Desde ja Agradeço !

    ResponderExcluir
  9. Qlqr Coisa meu Msn e Orkut: paulinho.sound@hotmail.com!

    Abrass!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do conteúdo do blog!!
    Gostaria de dar os parabéns por isso!
    Sou iniciante e gostaria de saber se fiz escolhas certas comprei uma pedaleira multiefeitos da Boss ME-25, e uma guitarra Les Pool Golden.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pedaleira é show,super versátil semi-profissional, a guitarra depende do modelo, mas a golden é uma ótima opção para iniciantes.

      Excluir
  11. ola!td bm?eu comecei a montar um set de pedais e comecei com tres :comprei um reverb,um chorus ,distorcion e to querendo comprar mais um pedal.que pedal vc me recomenda comprar?
    ABRÇS FK COM DEUS!

    ResponderExcluir
  12. XONADOMESMO@HOTMAIL.COM
    ALAN

    ResponderExcluir
  13. Voces conhecem os pedais Handmade da EFX??? vejam o site e nao deixem de escutar o Tube Pream, o Time Machine e o Wave Chorus e principalmente o Maximizer. Esse ultimo entao, é uma beldade.
    Abraços e boa sorte e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  14. Poxa vida comprei uma pedaleira g1x da zoom, mas ainda não ne adaptei aos seus recursos, gostaria que se alguem souber algo a respeito sobre o funcionamento da pedaleira zoom g1x por favor me ajudar.

    grato,

    ResponderExcluir
  15. não consigo baixar os exercicios para guitar pro

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    tenho dois pedais um overdrive e um de distorção quais outros pedais eu poderia incluir para montar set up? O som da minha banda é meio punk pop ( digamos assim risos).Você poderia me informar oque eu poderia comprar a para inclementar meu som?
    Obrigado.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo fato de ser voltado em parte ao pop use um delay, chorus, compressor, agora para o punk um pedal burst que da peso volume e corpo ao som, e um pedal amplificador.

      Excluir
    2. personalização vai de necessidade kra . se vc sola e quer aquela pegada pode pegar um compressor e por antes da cadeia .
      vc pode fazer assim .

      guitarra - compressor ( como boost para solo usando junto overdrive e o distorcion ) depois - overdrive ( boost da dist .) depois distorçion .
      os outros efeitos podem ser chorus . e ambiencia como delay e reverb . isso vai da necessidade sua e da sua banda .
      tem pedal de simulação de amp tb . tipo nig ou gdi21 ou proprio sansamp . q sao incriveis .

      Excluir
  17. Prefiro pedaleira por ser mais rapido a troca de patch, o guitarrista tem que se ligar na mudanca no uso de pedais senao se atrapalha todinho! Os guitarrista proff usam pedais pela qualidade,porem usam mais os recursos dos amplis!por isso o som fica fooda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai alem dos amplificadores, tem muitos captadores preparados para terem uma sonoridade especial, e a questão dos pedais depende da sonoridade que o musico busca, há uma grande divisão há os que preferem pedais analógicos pelo seu som clássico no geral são guitarristas que não dependem de uma grande agilidade como por exemplo NAZARETH, IRON MAIDEN, e tem os que utilizam pedaleiras o som é fiel a um pedal analógico mas com a praticidade de tem uma agilidade absurda em trocar de sonoridade em uma só ação. ex: MANÁ

      Excluir
    2. "Prefiro pedaleira por ser mais rapido a troca de patch"
      falou e disse . no meu set analogico a troca é complicada . em varios momentos

      Excluir
  18. qualquer duvida se quiserem me add no msn aronpaczkowski@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
  19. RAPAIZ, SOU INICIANTE AINDA NÃO SEI BASICAMENTE NADA TENHO UMA GUITARRA MUITO BOA PRA ROCK O SOM DELA É PESA DO E LIMPO AO MESMO TEMPO E TENHO UMA OTIMA PADELEIRA CHEIA DE RECURSOS MAS OS EFEITOS DELA TAMBEM SAO PESADOS EU QUERIA MONTAR UNS EFEITOS NELA POIS ELA TEN ESSAS OPSAO MAS É MUITO CONPLICADO POR FAVOR ME AJUDEM(A PEDALEIRA É UMA ALESIS WARP DRIVE 100)VALEW

    ResponderExcluir
  20. da uma olhada

    http://www.youtube.com/watch?v=nwAJ5oaOs3Y&feature=plcp

    ResponderExcluir
  21. http://www.youtube.com/watch?v=aRSUKYSZvH8&feature=relmfu

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho uma pedaleira Boss me 25 mas n consigo baixar os efeitos adicionais como eu os baixo?

    ResponderExcluir
  23. http://m.youtube.com/watch?v=PUeoC4MTnQA

    zoomg2.1nu .esse timbre é legal essa pedaleira parece ser muito boa

    ResponderExcluir
  24. Galera sou novo nessa de pedais e gostaria de uma dica de como montar ,ou uma sequência de pedais para guitarra ambiente

    ResponderExcluir
  25. Eu sou guitarrista a mais de 20 anos e parei de tocar por motivos pessoais e tenho uma zoom 505 2,eu gostaria de saber como montar uma bancada multi guitar pra baile tipo solo zezé di camargo e iron maiden tem como vocês me darem umas dicas

    ResponderExcluir