sexta-feira, 20 de junho de 2008

IV Semana de Educação Musical - Seminário - Música num só tempo


A Associação dos Amigos do Coral da UFC (ACUFC), a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará promovem o encontro “Música num só tempo – formação em práticas musicais coletivas”, de 30 de junho a 05 de julho de 2008.
A iniciativa é composta pela “IV Semana de Educação Musical (SEMU)” e pelo “I Seminário de Educação Musical” e tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento musical, propiciando a integração entre músicos, pesquisadores e professores da área de diferentes níveis de formação e atuação profissional de todo o Estado do Ceará.
Toda a programação é gratuita e acontecerá na Casa de José de Alencar, local de grande importância histórica e onde hoje funciona o Curso de Licenciatura em Educação Musical da UFC. Dentre as atividades, destacam-se diversos mini-cursos, encontros e recitais.
Olhares e ouvidos atentos percebem a importância de não apenas 'observar' os processos de ensino, mas principalmente problematizar e construir juntos, em colaboração crítica e reflexiva. A concepção da prática pode mudar em relação à teoria e vice-versa, num processo em que ambas se renovam durante o trabalho educativo. A teoria permite construir e compreender criticamente a prática e tal prática possibilita ler criticamente a teoria.
Por este motivo é tão importante a realização de encontros colaborativos entre a rede de ensino e a universidade, em que os conhecimentos músico-pedagógicos de ambos tornam-se essenciais para a efetivação de seus trabalhos.
A parceria entre a universidade e a escola busca, portanto, fortalecer seus processos de formação continuada e suas práticas educativas, coletivas e individuais, especialmente em relação aos aspectos que envolvem a educação musical na escola.
Confira no Site : http://www.semu2008.ufc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário