quinta-feira, 1 de março de 2012

EDBLUES - Aula 2º - Cifras

Curso de Guitarra - Prof. EDBLUES

2° Aula Cifras - Cifragem
As Cifras usam as letras do alfabeto para representar as notas musicais onde

A=Lá
B=Si
C=Dó
D=Ré
E=Mi
F=Fá
G=Sol

Ut queant laxis
Este hino a São João Batista foi usado pelo monge Guido Darezzo para ensinar solfejo e deu origem à representação da escala de Dó maior pelas primeiras sílabas dos versos.
Isto antes que existisse o pentagrama, que foi uma evolução do tetragrama utilizado no canto Gregoriano, uma invenção de Guido Darezzo ( o tetragrama e não o canto ).

UT que-ant la-xis
C D F DE D)

RE-so-na-re fi-bris
D E C D E E)

MI-ra ges-to-rum
E GE D E DE

FA-mu-li tu o-rum
(F G A G FDD)

SOL--ve pol-lu-ti
(G AEG F G D)

LA-bi-i re-a-tum.
Sanc-te Jo-han-nes.
(A G A F GAA G FD C E D)

contribuição do Windson
Guido D'Arezzo (995 — 1050) foi um monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana).

Foi o criador da pauta musical e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, baseando-se em um texto sagrado em latim, cantado pelas crianças do coral para que São João os protegesse da rouquidão:

UTqueant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbi reatum
SANcte Ioannes

Que significa:

"Para que nós, teus servos,
possamos elogiar claramente
o milagre e a força dos teus atos,
absolve nossos lábios impuros, São João"

O sistema de Guido d'Arezzo sofreu pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó e a nota San passou a ser chamada de si ( por serem as inicias em latim de São João, Sancte Ioannes ), enquanto que a pauta ganhou linhas e espaços a mais, embora sua essência continue a mesma.

Cifragem Geral dos Acordes
A Cifra não define a posição (oitava) onde será tocado o acorde

nem a disposição das notas dentro dele

a cifra só define a categoria do acorde (maior menor aumentado ou diminuto) e a nota do baixo.

existem muitos métodos e sistemas de cifragem com situações que geram duvidas

vou colocar algumas mais comuns

1°cifragens diferentes para o mesmo acorde

C7+ = C7M = Cmaj7....

dependendo do autor do livro ele pode adotar alguma dessas cifragens ou ainda outras

2°Cifragem de acordes invertidos C/E , G7/B ...

uma das notas do acorde (Tônica,3º,5°,7º) vai para o baixo sem mudar a função do acorde

quando outras notas do acorde (9°,11°,13°) vão para o baixo mudamos a função do acorde

no acorde invertido C/E C é o acorde básico e E é a nota do baixo!

3°estrutura superior

é um tipo de cifragem onde temos uma cifra "Sobre" a outra como numa fração.
a primeira estrutura é o nosso acorde até a sua sétima, a estrutura superior são as 9° 11° e 13°
que formam tríades

são chamados também de tríades de estrutura superior ex.:

E/A7+ ( Mi sobre lá com sétima maior ) mais comum aos pianistas

por conterem sete notas no acorde



4°acordes híbridos

são também conhecidos como acordes politonais por possuírem notas comuns a geralmente duas escalas .

ex.: Am9/Bb

esta acorde tem a particularidade de possuir as nota Bb,B,C na sua formação nos levando a pensar que pode vir da mistura das escalas de F maior e C maior
gerando um modo que poderia ser chamado de lídio add9b ou eólio add9b

Dicas sobre Cifragem

Existem 5 tipos de acorde: Maior (X7M), menor (Xm7), dominante (X7), meio-diminuto (Xm7(b5)) e diminuto (Xº).

- 4 só em dominante (substitui a 3ª); se o acorde possui 3ªM (Maior e dom.) usa-se 11ªA; se o possui 3ªm (menor, meio-dim e dim) usa-se 11ªJ; a 11ª substitui a 5ª do acorde.

- 6 só em maior e menor; em menor substitui a 7ªm e em maior pode ser usada substituindo a 7ªM (mais frequente) ou conjuntamente. 13ª é usada em dominante, dim e meio-dim. Nestes dois últimos, por possuírem 3ªm, a 13ª também é menor. 13ª substitui a 5ª do acorde.

- não se usa 2ª, apenas 9ª. Todo acorde aceita 9ªM. O único que aceita também a 9ªm é o dominante. A 9ª substitui a fundamental da formação do acorde, ficando esta apenas no baixo.

O Q CADA ACORDE ACEITA:

Maior: #5, 6, 7M, 9, #11
menor: 6, 7, 7M, 9, 11
dom: 4, b5, #5, 7, 9, b9, #9, #11, 13, b13
meio-dim: 9, 11, b13
dim: 7M, 9, 11, b13

dicas gerais
Notas orgânicas (NO) são notas básicas do acorde. São compostas por: Fund., 3ª, 4ª (dom.), 5ª e 7ª, de qq acorde. As Tensões (T) são 9ª, 11ª e 13ª.

Exceções:
1) alteração de 5ª em Maior (#5) é NO. Em dom. (b5 e #5) é T.
2) alt de 7ª em menor é NO. Em dim (7ªM) é T.

- Toda T substitui uma NO imediatamente inferior. Ex: G7(9,13) = lá (9 - substituindo a fund.), si (3), mi (13 - substituindo a 5) e fá (b7). Sonoramente é melhor tocar este acorde começando pela 3ª ou pela 7ª.

- NO vêm fora do parênteses. T vêm dentro. Cm7(11), C7(b9).

Exceções:
1) 9, quando junto com 6, vem fora do parênteses. C69, Cm69
2) 7M em menor vem dentro do parenteses. Cm(7M)
3) #5 em Maior também vem dentro. C7M(#5)

- Acorde meio-dim geralmente n possui T. Todas as notas deste acorde são importantes para sua sonoridade e, portanto, n admitem serem substituídas por T. Alguns usam 11 substituindo a 3ªm (b3).

- Acorde dim aceita apenas uma T por vez para n descaracteriza-lo, e normalmente esta T não é cifrada.

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