sábado, 26 de abril de 2008

Afinação da Guitarra


A afinação correta do seu violão é parte fundamental para que você possa harmonizar seu instrumento. Com o violão desafinado todas as músicas tocadas parecem estar erradas. Abaixo é apresentado uma explicação simples de como afinar seu violão.


1. Afinando a 5ª corda - LÁ. Para se iniciar a afinação é necessário antes termos algum som como referência. Começamos a afinação diretamente na 5ª corda pois temos fontes comuns de referência para este som. Especificamente desta corda LÁ (5ª corda de baixo para cima) podemos ter como base o som do pulso do telefone que vibra igual a 440hz. Escute o pulso do seu telefone e vá girando a tarracha da corda LÁ até que os dois sons vibrem de maneira harmoniosa, ou seja, não pareçam estar diferentes.


2. Afinando a 4ª corda - RÉ Com a 5ª corda afinada podemos até afinar a 4ª corda (RÉ) sem precisar ouvir uma outra fonte de som como referência. Para isto basta tocar a 5ª corda na 5ª casa e em seguida tocar a 4ª corda solta. Os dois sons devem ser iguais. Vá girando a tarracha da corda RÉ até que os dois sons se igualem.

3. Afinando a 3ª corda - SOLO processo aqui é igual ao anterior. O som da 3ª corda (SOL) solta deve ser igual ao da 4ª corda tocada no 5º traste. Vá girando a tarracha da corda SOL até que os dois sons se igualem.

4. Afinando a 2ª corda - SIA diferença aqui é que a 2ª corda (SI) tocada solta é igual a 3ª corda tocada no 4º traste. Vá girando a tarracha da corda SI até que os dois sons se igualem.

5 . Afinando a 1ª corda - MI (ou "mizinha")A 1ª corda (mizinha) tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (SI) tocada no 5º traste. Como nas estapas 1, 2 e 3. Vá girando a tarracha da corda MIZINHA até que os dois sons se igualem.

6 . Afinando a 6ª corda - MI (ou "mizão")A 6ª corda (mizão como é conhecida) tocada solta tem o mesmo som da 1ª corda (mizinha) tocada solta porém em oitavas diferentes, ou seja, o som é o mesmo embora um seja mais grave e o outro mais agudo. Vá girando a tarracha da 1ª corda MIZÃO até se igualem ao som da corda mizinha solta.

Faça o Download do Arquivo com Áudio em Mp3 com as notas das cordas soltas tocadas para servir de referência para você afinar sua guitarra:



Valeu e até mais!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pela idéia de colocar os arquivos em mp3 para download,vc pensou em algo que ninguém tinha pensado ainda!!!!
    Valew!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao tom do telefone, se não me engano ele é A# e não A...

    Mas isso fica resolvido com os MP3 das cordas soltas... rsrsrsrsr

    ResponderExcluir