sábado, 19 de abril de 2008

GUIA DE ESTUDO - Por Jota Sabóia


GUIA DE ESTUDO
Primeiro pergunte a você mesmo: “Onde eu quero chegar?” Trace suas metas e lute para alcançá-las.
Não seja fraco e não desista. O mundo não dá tapinha nas costas, a vida é difícil para todo mundo. Seja a cada dia melhor do que você mesmo e não melhor dos que os outros. Vença seus limites físicos e psicológicos. Assim naturalmente será um músico bom, com a cabeça legal e terá bons frutos da sua Música!!!


TABELA DE ESTUDO
*Dia da semana: Segunda

Conteúdo Técnico: Palhetada ( ), Ligados ( )

Demais Itens de Estudo: Repertório ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Terça

Conteúdo Técnico: Vibratos ( ), Bends ( )

Demais Itens de Estudo: Interpretação ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Quarta

Conteúdo Técnico: Slides ( ), Tapping ( )

Demais Itens de Estudo: Leitura ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Quinta

Conteúdo Técnico: Sweep Picking ( ), Alavancadas ( )

Demais Itens de Estudo: Criação ( ), Audição ( )


*Dia da semana: Sexta

Conteúdo Técnico: String Skiping ( ), Harm Artificiais ( )

Demais Itens de Estudo: Repertório ( ), Audição ( )

Repertório: pegue qualquer música que ache legal que você tenha vontade de tocar e estude-a. Pode ser a base da música, riff, solo, etc. Lembre-se de respeitar seu nível.Audição: Escolha uma música por semana para ouvir e desenvolver sua percepção, descobrindo Instrumentos, timbres,Efeitos e etc...

Interpretação: Não importa o que você vai tocar e sim como vai interpretar. Coloque elementos do seu estilo, suas melhores técnicas, tente dar sua cara a música.
Criação: crie um riff, solo, exercício com o conteúdo estudado.
*Se concentre naquilo que estiver estudando e sempre use um metrônomo, pois assim você tem um parâmetro para medir seu desenvolvimento. Certifique-se de que a sua coluna não esteja torta, que suas mãos estejam nas posições corretas e relaxe, com tensão os resultados não serão alcançados.
A cada 1 hora de estudo descanse 10 minutos, para que não venha pegar uma tendinite, ( L.E.R. – Lesão por Esforço Repetitivo) e ficar impossibilitado de tocar.
Não pegue Trem!!! Quer dizer não queira tocar tudo rápido na velocidade da luz. Tenha Calma!!! Aumente a dificuldade e depois passe para outro tópico da lista. Estude cada assunto de 15 a 30 minutos e depois mude, assim você não ficará entediado e conseguirá estudar por mais tempo. E matenha sempre uma regularidade em seu estudo e em algum momento você mesmo sentirá que está tocando melhor!!!
A tabela acima é um Cronograma de estudo de 2 horas diárias, que permite ao estudante se concentrar melhor em cada tópico/técnica especifico/a, trazendo resultados muito mais rápidos! Você não precisa seguir este modelo! Crie o seu próprio roteiro de estudo e faça o seu tempo render da forma que achar melhor, o importante é estudar com atenção e dedicação!!!

*Lista de repertório: (Solos, Transcrições, harmonias e etc...)
Seu Repertório Particular:
Exemplo:
- Summer Song
- sultants of swing

*Lista de músicas para audição: (Se possível uma por semana)
Exercício para percepção: Ouvir a música e analisar quais são os instrumentos usados, efeitos, Tom da Música: Harmonia – Acordes Utilizados, Solo: Escalas Utilizadas, Arpejos e Técnicas.
Apenas ouvir e Identificar. Depois botar tudo em uma folha separada.
Exemplo:
- Layla – Eric Clapton
- The Wall – Pink Floyd
-
-
Lista de Criação :
Após um estudo de alguma escala ou técnica, crie alguns licks e variações e dê um nome a eles. Anote o lick em um caderno de Música ou algum programa do tipo “Guitar Pro 5”. Futuramente esse lick pode servir para uma composição própria ou ser incorporado em seu fraseado.
Exemplo:
- Lick em Penta de “Am”com “Bend”.
- Arpejo Maior de “C” com “Tapping”
Tabela para estudo progressivo
Dia
BPM
Segunda
100 (colcheia)
Terça
120 (colcheia)
Quarta
72 (semínima)
Quinta
80 (semínima)
Sexta
88 (semínima)
Sábado
96 (semínima)
Domingo
100 (semínima)
Valeu amigos espero que gostem, deixem seus comentários e ajudem a fazer o blog com dicas, aulas, vídeos interessantes e etc... Esse espaço é público e democrático para todos os guitarristas e violonistas. Bom estudo e muito Som!!!
Guia de Estudo
Por Jota Sabóia

6 comentários:

  1. Parabéns Jota,muito boa sua dicas nesse artigo.Só me ajude em algo,em "Leitura" o que poderia ser realizado?...(estudo de harmonia,etc...??)
    Vou experimentar esse cronograma e ver se funciona comigo,pois gostei muito.
    Obrigado,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!!! Dicas e informações valiosas JOTA. valeu mesmo me ajudou bastante com as dicas, agora só colocar em pratica. Valeu Abraço

      Excluir
    2. Muito bom!!! Dicas e informações valiosas JOTA. valeu mesmo me ajudou bastante com as dicas, agora só colocar em pratica. Valeu Abraço

      Excluir
    3. Acredito que a referida leitura é sobre tablaturas, cifras e partituras.

      Excluir