O Esquema abaixo é referente a todo campo harmônico :
I = maior , II = menor, III = menor, IV = maior ,V = dominante 7
VI = menor e VII = diminuta
As exibições do quadro seguinte é de acordes para substituição, ou melhor, em um campo harmônico de acordes comuns, posso pegar algum outro acorde da categoria maior no primeiro grau do campo harmônico e substituir pelo acorde que já estava na harmonia.
Ex: Se a harmonia é "C - F - G - C" = " I - IV - V - I", posso substituir o "C" por "C9", que sendo assim resultaria em "C9 – F – G – C9" = " I9 – IV – V – I9 ".
Com a substituição de acordes comuns por outros acordes não tão explorados, enriqueceremos nossas harmonias e desfrutaremos de novas sonoridades. Devemos ter uma mentalidade de criar novas e ricas harmonias, assim nos familiarizaremos com diferentes possibilidades harmônicas e ao entender harmonias mais encorpadas, fluirá também idéias de melodias mais ricas, pois o crescimento e desenvolvimento do fraseado melódico, depende também do crescimento e aprendizado nos estudos sobre campo harmônico. Agora veremos o quadro citado acima, que mostra também os acordes separados por categorias:
Temos as categorias: M, m, m7 e diminuta.
Maior: 6, M7, M9, sus2, sus4, sus2sus4, Madd9, 6add9, M7#11, M9#11,
Menor: m, m6, mM7, mM9, mM7#11, m6add9,
m7: m7, m9, m11, m13, m7#5, m7b5,
7: 9, 11, 13, 7sus4, 7sus2, 13sus4, 7b5, 7#5,,
Diminuta: m7b5
Eu não incluí tudo, porque pela categoria você pode saber facilmente qual acorde pertence a qual categoria. Por exemplo: "C13" podemos substituir por qualquer acorde maior no (I e IV). É importante lembrar de que estes quadros mostrados são guias, não regras, e haverá muitas vezes que você quererá melhorar as harmonias sem orientação. Se soa bem, então a sua substituição tem sentido e lógica, crie e melhore suas harmonias com base também na sonoridade.
O último quadro é uma profunda descrição de utilização dos acordes.
Maior 7 - dá um som mais cheio, freqüentemente usado em Jazz,
Maior 9 - usado em Jazz,
Maior 6add9 - usado freqüentemente em country e em Jazz,
Obs: Os acordes suspensos normalmente embelezam o maior, pois freqüentemente vemos uma utilização estática do acorde maior ao invés de tocar um "C" o tempo inteiro, troque de ("C" para "Csus4" para "C", etc),
m6 - usado em Funk , Bossa Nova
m7 - usado em Funk, Jazz , Soul
m7#5 - usado em Fusão(Fusion),
m11 - usado em Funk,
m(M7) – usado em Heavy,
Nona - usado em Funk,
Aumentado – acorde de passagem,
Diminuto – acorde de passagem,
7sus2 - usado em Folk,
m#5 - freqüentemente usado como um acorde opcional no "IIIm",
maj13#11 - usado em Soul ,
9#11 - acorde de transcurso cromático substituto para qualquer acorde
no "IV7",
13#11 - acorde de transcurso cromático substituto para qualquer acorde
no "IV7",
M7#11 - acorde de finalização dramática,
M7b5#9 - acorde de preparação para primeiro grau " I ",
m7b5 - normalmente usado como opção para o "IIm" em um tom menor,
9sus4 (11) - substituição mais popular para acorde "dominante 7" = " V7",
Aumentado 7 - acorde como opção para o "V" usado em um tom menor.
I = maior , II = menor, III = menor, IV = maior ,V = dominante 7
VI = menor e VII = diminuta
As exibições do quadro seguinte é de acordes para substituição, ou melhor, em um campo harmônico de acordes comuns, posso pegar algum outro acorde da categoria maior no primeiro grau do campo harmônico e substituir pelo acorde que já estava na harmonia.
Ex: Se a harmonia é "C - F - G - C" = " I - IV - V - I", posso substituir o "C" por "C9", que sendo assim resultaria em "C9 – F – G – C9" = " I9 – IV – V – I9 ".
Com a substituição de acordes comuns por outros acordes não tão explorados, enriqueceremos nossas harmonias e desfrutaremos de novas sonoridades. Devemos ter uma mentalidade de criar novas e ricas harmonias, assim nos familiarizaremos com diferentes possibilidades harmônicas e ao entender harmonias mais encorpadas, fluirá também idéias de melodias mais ricas, pois o crescimento e desenvolvimento do fraseado melódico, depende também do crescimento e aprendizado nos estudos sobre campo harmônico. Agora veremos o quadro citado acima, que mostra também os acordes separados por categorias:
Temos as categorias: M, m, m7 e diminuta.
Maior: 6, M7, M9, sus2, sus4, sus2sus4, Madd9, 6add9, M7#11, M9#11,
Menor: m, m6, mM7, mM9, mM7#11, m6add9,
m7: m7, m9, m11, m13, m7#5, m7b5,
7: 9, 11, 13, 7sus4, 7sus2, 13sus4, 7b5, 7#5,,
Diminuta: m7b5
Eu não incluí tudo, porque pela categoria você pode saber facilmente qual acorde pertence a qual categoria. Por exemplo: "C13" podemos substituir por qualquer acorde maior no (I e IV). É importante lembrar de que estes quadros mostrados são guias, não regras, e haverá muitas vezes que você quererá melhorar as harmonias sem orientação. Se soa bem, então a sua substituição tem sentido e lógica, crie e melhore suas harmonias com base também na sonoridade.
O último quadro é uma profunda descrição de utilização dos acordes.
Maior 7 - dá um som mais cheio, freqüentemente usado em Jazz,
Maior 9 - usado em Jazz,
Maior 6add9 - usado freqüentemente em country e em Jazz,
Obs: Os acordes suspensos normalmente embelezam o maior, pois freqüentemente vemos uma utilização estática do acorde maior ao invés de tocar um "C" o tempo inteiro, troque de ("C" para "Csus4" para "C", etc),
m6 - usado em Funk , Bossa Nova
m7 - usado em Funk, Jazz , Soul
m7#5 - usado em Fusão(Fusion),
m11 - usado em Funk,
m(M7) – usado em Heavy,
Nona - usado em Funk,
Aumentado – acorde de passagem,
Diminuto – acorde de passagem,
7sus2 - usado em Folk,
m#5 - freqüentemente usado como um acorde opcional no "IIIm",
maj13#11 - usado em Soul ,
9#11 - acorde de transcurso cromático substituto para qualquer acorde
no "IV7",
13#11 - acorde de transcurso cromático substituto para qualquer acorde
no "IV7",
M7#11 - acorde de finalização dramática,
M7b5#9 - acorde de preparação para primeiro grau " I ",
m7b5 - normalmente usado como opção para o "IIm" em um tom menor,
9sus4 (11) - substituição mais popular para acorde "dominante 7" = " V7",
Aumentado 7 - acorde como opção para o "V" usado em um tom menor.
Em Breve mais idéias sobre Harmonia!!!
ôpa...interessante a tua iniciativa.
ResponderExcluirGostaria só de dizer algumas palavras com respeito a didática de ensino, já que a tua intenção é dar uns toques pro pessoal e fica a seu critério, claro, publicar ou não.
1º) "Campo Harmonico" é, e acho que sempre será, uma pedra [ou paralelepípedo] no meu sapato pois esse termo não traduz o que deveria. Embora saibamos, por repetição, a que ele se refere - acordes gerados por uma escala e, por conseguinte, uma tonalidade - ele se aplica a um grupo de acordes em que não está implicada a tonalidade sendo que se eu pegar, por ex.
|| G7 B7M A7M Ebm Am6 ||
poderei chamar de campo harmônico, pois é um grupo de acordes.
Ou será que alguém já ouviu/leu/viu a expressão "field harmonic" rsrs...
Como sempre digo, em virtude de repetições e a grande maioria de educadores de música usar esse termo, nós sabemos a que se refere campo harmonico porém, o termo correto é Acordes Diatonicos .
Acredito, no que diz respeito ao ensino de algo, que temos o dever absoluto de ensinar o certo.
Alguém por aí, numa aula de portugues, fez uma conjugação de verbo mais ou menos correta e o professor[a] entendeu que vc queria dizer aquela segunda pessoa do plural do imperativo subjuntivo à esquerda do multiplicativo que caiu no paliativo e considerou a resposta certa?
Mulher fica mais ou menos grávida?
O que me deixa mais doido é o uso de termos como: double stop, two hand tapping, pattern, power-chord [esse então que alguns chamam de bicorde!!!]e outros termos que podiam ter uma tradução em portugues mas deixam traduzido errado um termo muito mais importante.
Parece aquelas traduções maravilhosas de titulo de filmes:
Premonição para Final Destination .. Meet the Parents - Entrando numa Fria...
2º) a explicação - aqui no caso da internet - deve ser a mais clara possível. Só prá citar um exemplo:
eu vi Cb5 que fica parecendo um acorde de quinta dó bemol ou power chord de dó bemol. C b5 ou até C -5 acho que ficaria melhor.
3º) falar sobre o assunto que tem pleno dominio.
4º) assim como não existe nota a ser evitada, tudo depende de sua duração e o efeito que vc que produzir, pode ser usado qualquer acorde em qualquer tipo de música. O que importa é o efeito que se procura ou a intenção. Quem já não usou um acorde de sexta ou nona num rock´n´roll?
Enfim, boa sorte na sua empreitada, que a música chegue a muitos computadores e espero ter ajudado.
usar chavão de português para inventar a propria verdade! E falta de talento!!!
ResponderExcluirFalou e disse tudo sobre esse assunto de harmonia, a verdade é esta mesmo,querem complicar um assunto onde muitas pessoas quer saber o resultado correto e não consegue em vez disso só complicação, bom comentário esse seu!espero que os mestres da música veja este comentário e se opoem a ajudar melhor os que não tem condições de pagar um estudo isto é a pura verdade;valeu e um abração!!!
ResponderExcluirmuito resumido voce poderia usar tambem uma linguagem mais popular.crismacleiton
ResponderExcluirFalou e nao disse nada, manda esse maluco improvizar em cada dissonancia ai tu vai ver se ele falou mesmo
ResponderExcluirsai dai cara só sabe criticar invejoso.
ExcluirGostei do texto Jota Sabóia!
ResponderExcluirValeu pela iniciativa!!!
Afinal está transmitindo conhecimento que provavelmente pagou pra receber. As pessoas deveriam fazer críticas sim, mas construtivas.
Obrigado
Estava procurando isso a muito tempo... Obrigado....
ResponderExcluirBOA MATERIA
ResponderExcluirGostei da sua explicação. Valeu pela iniciativa. Muito obrigada pelas dicas!
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