terça-feira, 6 de maio de 2008

Two Hands Pentatônicos - por Jota Sabóia

Two Hands + Pentatônica
Olá Amigos!Nós iremos ver a primeira lição de um estudo de três lições.Onde iremos aprender a usar Tapping com escalas Pentatônicas!!!



As lições seguintes seguirão nas próximas semanas. Nesta primeira lição nós estudaremos a Técnica Two Hands, Alguns Padrões e algumas regras básicas que ajudarão a tornar este som possível.

Ex.1 Mostra que as cinco posições das escalas pentatônicas. (Teste os padrões 1, 2 e 3 no Acorde de "Em - Mi menor", teste padrões 4 e 5 no acorde de "Am - Lá Menor".) Esses padrões pentatônicos tradicionais são bastante usados pela maioria dos guitarristas de Rock.
Na figura abaixo os círculos representam as notas da escala e devem ser tocados pela Mão esquerda, enquanto os quadrados devem ser tocados pela Mão direita.
No Ex.2, Vamos começar nos familiarizando com o padrão 3 da figura 1. Na tabulatura as notas tocadas por Tapping são indicadas por cruzes.
Algumas regras básicas para esta técnica:
· As pontas dos dedos da Mão Direita precisará de algum tempo para habituar-se a sua nova tarefa, Com o tempo você irá se acostumar e não treine em um tempo muito longo.
· Na hora de treinar, cada dedo da mão direita tem uma resistência limite até começar a doer, por isso ao treinar, use os 4 dedos da mão direita, sendo que um de cada vez. Treine com o primeiro até começar a doer, depois passe para o segundo, para o terceiro e para o quarto dedo. Isto trará para cada dedo força, além de ser bom e dar versatilidade para a execução da técnica.
· O Mão Direita explora sempre as notas mais agudas em relação a escala utilizada, assim dá ao exercício mais brilho e sonridade mais forte.
· Certifique-se de abafar todo o ruído não desejado, para soar somente as notas que estão sendo tocadas.
Ex.3.

Two Hands Pentatônicos

por Jota Sabóia

Espero que gostem e até mais!!! Valeu!!!

2 comentários:

  1. as pentatõnicas já executo há muito tempo, quero saber se tu tens two hands das escalas menores e arpejos mistos(híbridos) em que o guitarrista põe arpejo maior na mão esquerda e menor na direita causando um choque nos dois acordes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse conteúdo..estão de parabéns..valeu

    ResponderExcluir