segunda-feira, 16 de junho de 2008

News - A Volta do Disco de Vinil - Para que notícia Melhor!!!

Era um ritual simples e gostoso. Você tirava o bichinho da capa, punha no prato da vitrola, pegava a pequena alavanca do braço (ou pick-up), virava para o lado que queria (78 ou 33 e 45) e, com cuidado, deixava pousar no sulco do disco.
Daí ficava curtindo o som gordo e amigo. E, às vezes tinha uns estalinhos ou chiado. Igualzinho à vida. E tome polca, com ou sem Adelaide Chiozzo. Ou valsa, samba, chorinho, fox-trot, Bach, Beethoven, Mozart.
Confira a coluna de Ivan Lessa na BBC Brasil - A Volta do Vinil.

Enquanto as vendas de CD continuam em declínio e MP3s são trocados sem barreiras, o antes "jogado às traças" LP está ensaiando seu retorno. As informações são da edição de junho da revista "Rolling Stone" americana.
Em 2007, de acordo com uma pesquisa da Nielsen SoundScan - instituição que monitora a movimentação da indústria fonográfica -, cerca de um milhão de LPs foram comprados, contra 858 mil em 2006. Baseado nas vendas de 2008 até agora, esse número pode subir para 1,6 milhão até o fim do ano. Enquanto isso, segundo a Associação da Indústria Fonográfica da América, o consumo do CD caiu 17,5% durante o mesmo período. As vendas de toca-discos - que despencaram de 1,8 milhões em 1989 para parcos 275 mil em 2006, de acordo com Associação de Consumo de Eletrônicos - sofreram uma reviravolta no ano passado, quando quase meio milhão foram vendidos.
Do disco "Magic" de Bruce Springsteen e do "Consolers of the Lonely" do grupo Raconteurs, até "Jukebox" de Cat Power e "Third" do Portishead, agora é possível comprar versões em vinil de vários grandes lançamentos. E os artistas estão fazendo sua preferência pelo vinil ser conhecida.
Antes do lançamento de "Consolers", o Raconteurs anunciou que "recomenda ouvi-lo em vinil". Em abril, o disco "Momofuku", de Elvis Costello and the Imposters foi lançado primeiro em LP, apesar de incluir um cupom para download digital gratuito (a versão em CD chegou às lojas semanas depois).
- É uma revolução? Não. Mas nossas crenças foram um pouco renovadas, sem mencionar que fizemos um pouco mais de dinheiro. É difícil fazer isso na indústria hoje em dia - conta Luke Lewis, presidente do selo de Costello, Lost Highway.
Confira outra matéria sobre: A Volta do Vinil
Por essa ninguém esperava.

5 comentários:

  1. Olá! Eu estava vendo blogs e esbarrei no seu. Fiquei feliz ao ver q vc conhece e até fez um post divulgando o Zona do humbucker. Muito obrigado e parabéns pelo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara que fantástica notícia!!!!

    muito legal, sou fâ de vinil de carteirinha!!!!!!

    muito bom saber que mesmo com tanta tecnologia o nosso "bolachão" está de volta....pra mim não tem melhor, ouvir um som no Lp é o máximo...

    um abraço e parabéns pelo blog"

    Rodrigo
    www.vinilblog.com

    ResponderExcluir
  3. coloquei no meu blog com créditos a vc...

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu cara!!!
    coloquei o link lá...

    um abraço Jota!!!

    até a próxima!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom! afinal de contas, prefiro os vinis que outras mídias digitais e por q eles são bem mais resistentes e elegantes!!!

    ResponderExcluir