sexta-feira, 4 de julho de 2008

Open Stomp Coyote 1 - Pedal de Efeitos


Pedal de Efeitos para Guitarra Open Source
Achei em um blog uma notícia sobre um projeto que vai agradar a todos os entusiastas da eletrônica, e particularmente aos guitarristas: o Open Stomp Coyote 1
Um Pedal de efeitos hoje é dia pode custar caro. Daí que este projeto Open Source seja extremamente interessante pois, para além do custo reduzido, permite que cada um crie os seus próprios efeitos e - quem sabe - conseguir a sonoridade única que tantos músicos procuram.

Quem já teve a curiosidade de saber como a guitarra pode ser usada em diversos estilos com timbres ricos e específicos. O Segredo está nos pedais, que permitem aplicar diferentes efeitos sonoros ao som que sai “puro” da guitarra.
Os mais tradicionais são o Chorus (que cria um som mais “rico”) e o Reverb (que funciona de forma semelhante a um eco, e que dá maior dimensão ao som) havendo no entanto muitos outros, tal como o caracterísitco “Wah-Wah” e a Distorção.
Embora, inicialmente todos estes efeitos fossem produzidos de forma analógica, com filtros e circuitos de feedback, é agora possível fazer mais e melhor.
O projecto está ainda na fase de protótipo e usa um processador Parallax Propeller com 8-cores a correr a 80MHz - algo capaz de feitos bem interessantes, como gerar sinais de vídeo exclusivamente por software.
Funcionando de forma totalmente digital, o Open Stomp Coyote digitaliza a entrada de áudio usando um conversor analógico-digital (ADC) de 24 bits a 44kHz e processa todos os efeitos por software, permitindo uma muito maior versatilidade do que seria possível com os pedais analógicos.
Se antigamente era normal ver um guitarrista com uma dúzia de pedais a seus pés, atualmente só utilizam um ou dois, que são capazes de fazer mais efeitos que todos os outros combinados. E é isso mesmo que podem fazer também com este Coyote: combinar todos os efeitos que conseguirem imaginar.
Para isso, basta usar um programa chamado Audio Workbench (que infelizmente está apenas disponível para Windows de momento. Mas, sendo open source, não deve demorar muito até que alguém crie uma versão para outros sistemas operativos) para gerar os efeitos que são depois descarregados para o módulo de hardware. E, mesmo que não tenha uma guitarra por perto… podem sempre ligar-lhe um microfone e divertirem-se a aplicar efeitos na sua voz. Uma voz passada por um filtro de distorção é o que há de melhor para atender vendedores chatos que não largam a sua porta ou telefone!

Beleza amigos esse conteúdo foi editado em parte e parte está na internet em um Blog muito bom sobre programação :

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário