segunda-feira, 12 de março de 2012

Papo de Guitarrista - Vida de Canhoto - por Jota Sabóia

Vida de Canhoto


Quando falamos de guitarristas canhotos algumas imagens e nomes vem logo a nossas cabeças. Um dos primeiros é o Jimi Hendrix. Um dos guitarristas mais expressivos , criativos e uma das lendas do Rock. Pelo fato de ser esquerdo Jimi Hendrix é uma das maiores referências de guitarristas esquerdos.



Jimi Hendrix

Ninguém viu mais possibilidades para colocar a guitarra elétrica como instrumento central do rock de Jimi Hendrix. Utilizando o blues e o jazz como seu trampolim, Hendrix empurrou o seu instrumento para locais que seus fãs dificilmente poderiam ter imaginado. Curiosamente, Carlos Santana, uma vez especulou que o estilo de Hendrix pode ter sido parcialmente enraizado na sua herança nativo americano.


Mais alguns guitarristas canhotos bem conhecidos são Tony Iommi ,
Kurt cobain, Paul Mccartney, Edgard Scandurra(IRA), Albert King e vários outros.

Para os canhotos algumas atividades são comuns aos destros , porém outras são bem mais cheias de dificuldades.

No caso de Guitarristas ou violonistas esquerdos, o cara já sofre no dia que compra o instrumento. Pois tem que achar um próprio para canhotos e geralmente é difícil de achar de cara algum instrumento que agrade. As lojas infelizmente olham só para a maior fatia do Mercado, pois Esquerdo embora gere algum lucro , as lojas são especializadas e mais voltadas para os músicos direitos. Você chega na loja e quando você fala em encomendar alguma guitarra que gostou com o fabricante o vendedor já faz cara feia e prefere pegar outro cliente direito e vender um produto que já tem lá.
Com 16 anos na música , tive várias experiências interessantes sobre o assunto, nesse tempo tive várias guitarras e de forma impressionante sempre guitarras de destros. Pego a guitarra de destro e viro para o lado esquerdo, inverto as cordas, mando regular e pronto.

Quando ganhei meu primeiro violão eu tive que inverter as cordas na noite ganhei e depois tinha outro problema, não sabia afinar. (Rsrs)

Enfim não estou aqui para ficar falando de problemas de canhotos, pois somente os canhotos realmente sabem, mas para pedir um pouco de respeito dos lojistas e que os músicos também vejam de forma diferente.
E tem outra onde eu chegava em bares , passeios e lugares sempre tinha instrumentos só de direitos e eu ficava sem tocar e então aprendi a tocar em violão de direito com os acordes invertidos igual ao Edgard Scandurra para que pudesse tirar um som onde eu chegasse , além de tocar da minha maneira com as cordas invertidas.

Perguntas de alunos e outros músicos amigos:

Se a pessoa é Esquerda é melhor ela aprender a tocar como se fosse direito ou inverter as cordas e aprender como esquerdo mesmo?
Esse assunto é interessante, depois de várias discussões sobre o assunto com professores, músicos amigos e experiência própria pois sou esquerdo, cheguei a conclusão que:

O guitarrista deve inverter as cordas aprender como esquerdo mesmo , porque vi que existe algum lance no cérebro ou melhor se você nasceu esquerdo seu cérebro estará condicionado a ter facilidades para as atividades do lado esquerdo.
Ex: Jogar Futebol , um jogador canhoto pode ter um excelente chute na perna esquerda porque ele é canhoto, porém se ele for chutar com a perna direita ele pode sentir dificuldades, exceto para os ambidestros que é outro caso.

Porém acho realmente que se você é canhoto deve inverter as cordas e tocar como canhoto, pois você terá melhores resultados ,porém é apenas uma dica por experiência própria e qualquer um pode tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Já tive amigos canhotos que tocaram como direitos, dá para aprender assim e tocar bem , com certeza , porém não acho que esse músico explorará 100% de seu desenvolvimento técnico e se tocasse como esquerdo acho que ele tocaria melhor pois o cérebro dele pensa como uma pessoa esquerda.


A aproximadamente um mês atrás achei um grupo no facebook para guitarristas canhotos e acho legal pois podemos trocar idéias lá sobre o assunto.



E Parabéns aos que lembram dos canhotos (rsrs) , vi um espaço legal no site de Walczak Custon Shop Guitars , chamado vida de canhoto:



Algumas frases engraçadas que encontrei lá:

"Pois há mais chance de ser comparado ao Hendrix ou Iommi do que ao Chimbinha."
Frase enviada pelo amigo Andrei Magaievski

"Porque você pode dizer que escreve com a mesma mão de Izaac Newton e DaVinci e toca guitarra como Hendrix."
Enviada pelo amigo Guilherme Freitas

"Ser canhoto é engraçado, faz com que a gente enchergue o mundo de um modo diferente..."
Enviada pelo amigo Claudio Adoglio

"Os canhotos podem ser uma minoria prejudicada no dia-a-dia de suas vidas, mas estão representados por uma nobre galeria de figuras incomuns" (Mario Gentil Costa).
Enviada pelo amigo . - Fábio & Paola



Vida de Canhoto por Jota Sabóia
Em breve falarei mais sobre o assunto

Um abraço amigos e até mais







4 comentários:

  1. Eu sou guitarrista tbm , sou canhoto , mas toco como destro. Teria que começar do zero , poxa , agora é melhor desenvolver as habilidades que já tenho com a direita , não tem mais jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo seja bem vindo ao blog, quando fiz essa matéria falei também que era só uma opinião e também falei que dá para se tocar muito bem tocando como direito e como você já toca assim aconselho a ir em frente continuar assim mesmo. Porém muitas vezes essa decisão de esquerdo tocar como direito é influenciada por pessoas ou professores logo quando alguém começa a aprender. Tenho muitos amigos que tocam muito bem da sua maneira, apesar de lhe respeitar, a minha opinião continua a mesma. Um abraço, Muito paz , muito estudo e muito som.

      Excluir
  2. Meu filho é canhoto, ele quer aprender a tocar guitarra , estou procurando uma para comprar, não entendo nada , o que você me aconselha , me ajude por favor obrigada. Meu email gleides2008@gmail.com. Não quero ser enganada.

    ResponderExcluir
  3. Sou canhoto, toco guitarra e não viro as cordas. Eu confesso que só sinto dificuldade em tocar riffs com palhetada rápida.

    Rafael

    ResponderExcluir