7° Aula - Campo Harmonico Maior
campo=local harmônico=acordes
campo harmônico=local dos acordes
é isso ai pra começar;
as vezes a etimologia das palavras ajuda a gente a entender melhor algumas coisas.
bom ,por local nos podemos entender que são as escalas
e acordes em sua formação básica são as tríades.
então vamos usar as matérias passadas para entender esta.
1° pegamos uma escala maior de qualquer tom e faremos um empilhamento de terças pela escala
ex.:
T G A B C D E F#
3° B C D E F# G A
5º D E F# G A B C
2° analisamos os intervalos entre tônicas e terças e tônica e quintas
tônica-terças :
G-B = 2TONS
A-C = 1 1/2
B-D = 1 1/2
C-E = 2TONS
D-F# = 2TONS
E-G = 1 1/2
F#-A = 1 1/2
tônica-quintas :
G-D = 3 1/2
A-E = 3 1/2
B-F# = 3 1/2
C-G = 3 1/2
D-A = 3 1/2
E-B = 3 1/2
F#-C = 3TONS
3° usamos as formulas das tríades para saber o que encontramos com o empilhamento de terças
G-2tons-B-1 1/2-D TRÍADE MAIOR =G MAIOR
A-1 1/2-C-2TONS-E TRÍADE MENOR =A MENOR
B-1 1/2-D-2TONS-F# TRÍADE MENOR =B MENOR
C-2TONS-E-1 1/2-G TRÍADE MAIOR =C MAIOR
D-2TONS-F#-1 1/2-A TRÍADE MAIOR =D MAIOR
E-1 1/2-G-2TONS-B TRÍADE MENOR =E MENOR
F#-1 1/2-A-1 1/2-C TRÍADE DIMINUTA F# TRÍADE DIMINUTA
os acordes das escalas são marcados por graus ex.:
G = I
Am = II
Bm = III
C = IV
D = V
Em = VI
F#m/5- = VII
assim quando montarmos o campo harmônico em outros tons , encontraremos os mesmos resultados ;
afinal vamos usar o mesmo processo de montagem com o mesmo tipo de escala(maior)
obs.: 1°-os acordes se relacionam bem entre si pois foram todos feitos com um mesmo tom de escala
2°- se foram todos feitos com a mesma escala então esta escala serve para solar (criar melodias)sobre todos eles
este é um principio básico da improvisação; a relação escala acorde
vídeo sobre campo harmônico
Nenhum comentário:
Postar um comentário