segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curso de guitarra EDBLUES - 7° Aula - Campo Harmonico Maior


7° Aula - Campo Harmonico Maior
campo=local harmônico=acordes

campo harmônico=local dos acordes

é isso ai pra começar;
as vezes a etimologia das palavras ajuda a gente a entender melhor algumas coisas.

bom ,por local nos podemos entender que são as escalas
e acordes em sua formação básica são as tríades.

então vamos usar as matérias passadas para entender esta.

1° pegamos uma escala maior de qualquer tom e faremos um empilhamento de terças pela escala

ex.:

T G A B C D E F#

3° B C D E F# G A

5º D E F# G A B C

2° analisamos os intervalos entre tônicas e terças e tônica e quintas

tônica-terças :

G-B = 2TONS
A-C = 1 1/2
B-D = 1 1/2
C-E = 2TONS
D-F# = 2TONS
E-G = 1 1/2
F#-A = 1 1/2

tônica-quintas :

G-D = 3 1/2
A-E = 3 1/2
B-F# = 3 1/2
C-G = 3 1/2
D-A = 3 1/2
E-B = 3 1/2
F#-C = 3TONS


3° usamos as formulas das tríades para saber o que encontramos com o empilhamento de terças

G-2tons-B-1 1/2-D TRÍADE MAIOR =G MAIOR

A-1 1/2-C-2TONS-E TRÍADE MENOR =A MENOR

B-1 1/2-D-2TONS-F# TRÍADE MENOR =B MENOR

C-2TONS-E-1 1/2-G TRÍADE MAIOR =C MAIOR

D-2TONS-F#-1 1/2-A TRÍADE MAIOR =D MAIOR

E-1 1/2-G-2TONS-B TRÍADE MENOR =E MENOR

F#-1 1/2-A-1 1/2-C TRÍADE DIMINUTA F# TRÍADE DIMINUTA

os acordes das escalas são marcados por graus ex.:

G = I

Am = II

Bm = III

C = IV

D = V

Em = VI

F#m/5- = VII

assim quando montarmos o campo harmônico em outros tons , encontraremos os mesmos resultados ;
afinal vamos usar o mesmo processo de montagem com o mesmo tipo de escala(maior)

obs.: 1°-os acordes se relacionam bem entre si pois foram todos feitos com um mesmo tom de escala

2°- se foram todos feitos com a mesma escala então esta escala serve para solar (criar melodias)sobre todos eles

este é um principio básico da improvisação; a relação escala acorde


vídeo sobre campo harmônico





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