6° Aula- Triades
são as três notas básicas para se denominar um acorde.
existem quatro tipos de tríades ; maior,menor ,aumentada e diminuta.
ainda podemos alterar essas tríades mudando suas terças para segundas ou quartas criando uma "triade2" ou "triade4"
as tríades nos mostram a formação básica dos acordes com elas poderemos verificar se uma sequência de notas forma um acorde maior menor...
elas vão nos servir tanto harmonicamente como na melodia.
vamos as formulas:
Maior = tônica(nota principal do acorde)
terça maior(nota que esta a 2 tons da tônica)quinta justa(nota que esta a 31/2tons da tônica)
note que todos os intervalos são medidos a partir da tônica!
Menor = tônica ,terça menor(nota que esta a 1 1/2tom da tônica)quinta justa.
Aumentada = tônica ,terça maior ,quinta aumentada( nota que esta a 4 tons da tônica)
Diminuta = tônica , terça menor ,quinta diminuta( nota que esta a 3 tons da tônica.
Eu prefiro marcar essas distancias (por motivos didáticos) desta maneira.
Maior = T-2tons-3ºmaior-1 1/2tom-5ºjusta
Menor = T-1 1/2 tom-3ºmenor-2tons-5ºjusta
Aumentada = T-2tons-3ºmaior-2tons-5aumentada
Diminuta = T-1 1/2tom-3ºmenor-1 1/2tom-5diminuta
assim a maior começa maior 2 e 1 1/2.
a menor começa menor 1 1/2 e 2.
a aumentada fica maior que a maior 2 e 2.
a diminuta fica menor que a menor 1 1/2 e 1 1/2.
IDEIAS COM TRÍADES (para quem já domina todo o básico)
tríades
elas são a nossa informação básica de um acorde o empilhamento delas é que vai nos dando as extensões dos acordes;
ex. G7911(13) = G B D F A C E modo Mixolídio Vº da escala de C maior
Se eu separar em tríades terei G ( G B D ) Bm5- (B D F ) Dm ( D F A ) F ( F A C )
Am (A C E ) C ( CE G ) Em ( E G B )
agora pensando na maneira proposta pelos desenhos de escala em tríades tenho um a maneira pratica de aplicar novas ideias sobre meus acordes
ex. G7 9 11# 13 = G B D F A C# E Mixo 4# / Lídio 7b IVº de Dm Melódica
posso montar uma frase com as tríades de G maior , A maior , F aug = A aug = C#aug.
ps. Aug = Aumentado.
ou mesmo criar uma escala com as tríades de G maior e C#Aumentado G A B C# D F
o fato de eu enfatizar a tríade a cada momento ,modifica a sonoridade da frase;
apesar de eu estar tocando notas da escala de Dm melódica.
releiam a matéria sobre intervalos!
mais idéias!
essa é muito comum entre pianistas ,mais podemos adaptá-las para o violão e guitarra
é o uso de nota pedal + tríades
Vamos começar pela 6° corda E como sendo nossa nota pedal ( nota do baixo no caso)
podemos montar que acordes aproveitando esta idéia?
Vamos começar pensando na escala Maior ok!
1° passo que escalas possuem a nota E?
escalas de E, F ,G ,A ,B ,C, D
2° lembre dos campos harmônicos destas escalas.
que acordes poderia montar com o baixo em E mais uma tríade do campo Harmônico?
no tom de E
E+F#m = A6/E
E+G#m = E7M
E+A = A/E
E+B = E7M(9)
E+C#m = E6
E+D#°=E7M6(4)
no tom de F
E+F = E4 ( 9b13b)
E+Gm = Em5-/7
E+Am = Am/E
E+Bb = E7(4#9b)
E+C = C/E
E+Dm = E7 11 9b
No tom de G
E+G = Em7
E+Am= Am/E
E+Bm = E79
E+C = C/E
E+D= E7911
E+F#° = E4 (9b 13b )
No Tom de A
E+A = A/E
E+Bm = E79
E=C#m = E6
E+D = E7911
E+F#m A6/E
E+G#°= E7
no tom de B
E+B = E7M (9)
E=C#m = E6
E+D#m = E7M(9 11#)
E+F#= E9 11# 13
E+G#m = E7M
E+A#°= E6 11#
No tom de C
E+C = C/E
E+Dm = E7 11 9b
E+F = E4 ( 9b13b)
E+G = Em7
E+Am= Am/E
E+B°= E79b
No tom de D
E+D = E7911
E+F#m A6/E
E+G = Em7
E+A = A/E
E+Bm = E79
E+C#°= Em6
Agora vamos separar por categoria
X7M , X7 , Xm7 Xm5-/7
X7M = E+G#m = E7M , E+B = E7M(9) ou Em7M(9) ,E+C#m = E6 ,E+D#m = E7M(9 11#) ,E+A#°= E6 11# ,E+F#m = A6/E ,E+A = A/E
x7 = E+F = E4 ( 9b13b) ,E+Bb = E7(4#9b) ,E+Dm = E7 11 9b ,E+Bm = E79
E+D= E7911 ,E+F#° = E4 (9b 13b ) ou Am6/E , E+G#°= E7 ,E+B°= E79b
Xm = E+C#°= Em6 , E+G = Em7 , E+B = E7M(9) ou Em7M(9) ,E+Am = Am/E
Xm5-/7 = E+Gm = Em5-/7 , E+F = E4 ( 9b13b) ,E+F#° = E4 (9b 13b ) ou Am6/E = F#m5-/7/E
Nenhum comentário:
Postar um comentário