terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dicas de Jazz - "All of me" - por Jota Sabóia

Olá amigos a partir de hoje começarei a dar umas dicas de Jazz e nessa postagem vamos conhecer um dos Standards de Jazz mais conhecidos, sendo já interpretado por Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e muitos outros. Standard de Jazz é uma peça de Jazz ou uma música de Jazz para quem não sabe e existe um livro chamado RealBook que contém as principais músicas de Jazz.

Aqui no blog citarei algumas das músicas mais tocadas, dicas de interpretação e licks de Jazz e outras dicas essenciais para que você possa saber pelo menos o básico desse estilo.

O Standart tocado acima se chama " All of me ". Tente captar o Tema principal, pois todo improviso na música parte dai. Primeiramente vamos aprender a Harmonia. Baixe o arquivo em PDF com a Harmonia e tente tirar ela.

Para quem é um pouco mais avançado botei um estudo em Chord Melody feito pelo Professor Conrado Paulino e uma mp3 desse estudo.

A mp3 disponibilizada serve para usar como base para improvisar em cima.

A melodia dessa música é muito legal e sempre me divirto muito tocando ela.

Dicas Importantes:

1 - Não pense em aprender somente o solo (a melodia) , aprenda primeiro a Harmonia da música, toda música quando eu vou estudar, aprendo primeiro a Harmonia, somente assim eu vou saber que escalas usar e o que fazer na hora do solo.

2 - Tente desenvolver um fraseado inteligente, não pense só em tocar rápido, desenvolva um fraseado criativo mesmo que parta da forma mais básica, tocar rápido não quer dizer que você toca bem, agora fazer um solo simples e com uma melodia legal seu som chegará até as pessoas. " Os Grandes Mestres fazem músicas para as pessoas, já aqueles que precisam se Auto-afirmar, fazem música para tentar impressionar outros músicos". Reflita sobre isso.

3 - Um dos meus estudos preferidos é pegar o Songbook do Tom Jobim e meu violão, ai escolho algumas músicas dele e fico batendo cabeça com as Harmonias, tenho os três songbooks dele e toco quase tudo. O segredo da musicalidade do Tom eu descobri que era ouvir. Pois cheguei a essa conclusão depois de ver que a única maneira de criar melodias e solos ricos era ouvindo outros solos e melodias. Por isso amigos ouvir é muito, mais muito importante. Após ouvir é preciso tentar tocar. É preciso aprender a melodia e com o tempo, passar para o instrumento a melodia que está sendo tocada na sua cabeça.

Confira outra versão de All of me

Arquivos para Download

Dicas de Jazz - "All of me" - por Jota Sabóia

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?!
    Poxa, achei que viria dicas de improvisação sobre a música, tipo:
    do 1º ao tal compasso vcs podem usar tais escalas.. ou arpejo tal...

    tipo uma análize

    se vc pudesse colocar essas paradas ia me ajudar muito pq eu tô começando..

    grd abrz

    ResponderExcluir
  2. ahh para o segredos pra vcs improvissar no jazz é ter as escalas na ponta do dedo ,conhecer modos e principalmente arpejos e ter a linguagem do jazz e ja era kkkkk

    ResponderExcluir