sábado, 2 de agosto de 2008

Papo de Guitarrista - Não estou aqui para impressionar ninguém e sim ensinar um pouco do que tenho aprendido aos longos anos


São 5:33 da manhã,acordei e minha cabeça estava a mil pensando em várias coisas que tenho que falar.A minha idéia inicial ao fazer este blog foi ter um local onde eu pudesse compartilhar experiêcias com teor didático, como aulas, Vídeos, dicas e outras coisas.Aqui não é um espaço de um Virtuose na Guitarra e muito menos de alguém que seja famoso ou que ligue para "FAMA". Sou um cara simples, que já fiz vários cursos, estudei com excelentes professores e ainda estudo e leciono há algum tempo. Não estou aqui para impressionar ninguém e sim ensinar um pouco do que tenho aprendido aos longos anos que passei trancado no quarto, estudando violão e Guitarra e pelos longos caminhos que já trilhei em Meus 12 anos e meio de Estudo e 8 anos e meio dando Aulas.Então a palavra de Ordem é humildade. Porque humildade? Humildade para aprender, Humildade para Crescer!!!Porque estou falando isso? Tenho trocado idéia para amadurecimento do blog e site com diversas pessoas.

Dentre elas tenho conversado bastante com um Grande amigo e Ex-Aluno meu que atualmente está no Canadá e é leitor assíduo do Blog.Ele falou que os meus vídeos não refletiram tudo aquilo que eu realmente toco e falou sobre a qualidade dos vídeos. Eu sempre gosto dos comentários dele, pois ele é bem sincero e me ajuda muito.Porém contra-argumentei falando que não estou fazendo o Blog para impressionar nenhum Guitarrista, mas sim compartilhar algo para quem quiser aprender. Com o tempo vocês terão a oportunidade de me conhecer como Músico instrumentista também, pois estou desenvolvendo e produzindo meu CD Instrumental com meu Trio, minha banda Instrumental.

Sobre a qualidade dos vídeos, posso e tenho a intenção de melhorar cada vez mais, porém se formos ver a Qualidade de muitos vídeos por ai, até que os meus não ficaram tão ruins.Atualmente venho tentando desenvolver com esse Blog algo que poucos guitarristas tem a coragem de fazer. Muitos que conheço,tocam bem melhor e há mais tempo do que Eu, porém só alguns dão a cara para Bater.


Tenho a felicidade de falar que através desse projeto, já conheci pessoas que admiro bastante,que tem me apoiado, me ensinado a ser gente e o que é ser Músico Profissional.

Dentre vários que conheci e que conversei, tive a honra de trocar idéias com Ricky Furlany e até descontraidamente jogar Xadrez pela internet com ele. Confesso que perdi todas pois fazia tempo que não jogava.

Conheci também uma grande figura que admiro que é o Heraldo Paarmann - Ex Guitarrista do Ultraje a Rigor, tocou para 250 Mil pessoas no Rock in Rio. E atualmente tem um trabalho admiravel no Quarteto Kroma.O Heraldo tem me orientado muito, além de ser atencioso, engraçado e legal, pois já trocamos muitas idéias, entre várias noites de MSN e altos papos sérios sobre Guitarra e gargalhadas também conversando besteiras.O cara que tem acreditado em mim e me ajudado desde quando eu só falava no projeto e não tinha nada em mãos.

Conheci também o Michel Leme, cara que admiro e que entende o valor desse blog e site Mestre da Guitarra. Tive a honra de receber do próprio Michel Leme o CD novo dele: Michel Leme e A Firma, para que eu possa conhecer seu trabalho melhor,não de Ouvir falar, mas sim de Ouvir o CD e conhecê-lo com a Ótica de um Músico para outro Músico e assim ter mais condições de Elaborar a entrevista que promete ser umas das melhores junto com a do Heraldo Paarmann que já está feita.

Falando de Blogs de Guitarristas.

Perguntei a um dos leitores do Blog auto-intitulado por ZOIM:

O que você acha do Blog Mestre da Guitarra?

Ele falou: "É um dos melhores blogs de Guitarristas porque ensina de verdade e tem toques legais, diferentes e interessantes.Os Outros são uma mesmice só".

Eu gostei da resposta dele não só pelo elogio, mas pela sinceridade, pois em alguns aspectos é verdade.

Atualmente tenho analisado outros blogs de Guitarristas, os que eu acho que tem alguma coisa diferente e que ensina algo são o Blog do Michel Leme, tinha um Blog muito bom do Ricky Furlani, que mudou para outro endereço e os outros que conheço até tem alguns razoaveis e o Resto é Blog para Fãs, pois só tem fotos de Viagens e papo para entretenimento de Fã, o que também já é algum esforço, pois alguns deles são muito ocupados e não tem tempo de estar fazendo um Blog.

Por isso acho que este Blog Mestre da Guitarra tem tudo para ser um dos melhores e atrativos blogs para Músicos e Guitarristas.

OBS: São 6:55 da manhã agora, estou terminando de escrever isto e minha barriga está roncando de Fome(Rs).

Saudações Guitarristícas e até a próxima!

Papo de Guitarrista - Por Jota Sabóia

12 comentários:

  1. Realmente este blog é um dos melhores do brasil sobre guitarra, senão, o melhor.
    Acompanho blogs há muitos anos, e só recentemente achei algum em português tão bem escrito e útil quanto esse.
    Parabéns pelo ótimo trabalho que vem realizando.

    ResponderExcluir
  2. Ai, meu amigo Jota Saboia,
    Eh legal que ainda matenhamos o mesmo papo aberto que tinhamos no tempo que eu pegava aulas com vc. Na verdade, tive aulas com outros professores e muitas vezes os caras fazem pose pra impressionar, o que acaba intimidando o aluno e fazendo com que o aprendizado fique comprometido. Pessoalmente, tive que enfrentar esse sentimento de inadequacao e vc me ajudou muito nisso. Talvez por isso o relacionamento professor-aluno se tornou em amizade e a gente continua mantendo contato mesmo de longe.
    Irmao, continua trabalhando assim que vc vai colher os frutos. alguns vem antes, outros mais tarde. Mas como diz o ditado, aquilo que sem planta, se colhe.
    Um abraco,
    Renon

    ResponderExcluir
  3. Ae!! Parabéns pelo Blog...Entrei na net hj procurando algo deste tipo e encontrei logo de cara!!!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. queria me cadas tranesse blog. eu sou guitarrista. tenhu uma banda aki em Rio Branco acre uma banda de rock e nois keremos nos cadastrar...

    ResponderExcluir
  5. Cara, achei o blog musicalmente incrível! Sinto que aqui vou encontrar uma porrada de coisas legais que vão me ajudar a maltratar cada vez menos minha lespoul! Espero poder compartilhar coisas bacanas c/ vocês!! BJOS!

    ResponderExcluir
  6. Você Sonha em Ser um guitarrista Virtuoso?
    Chega até você um super curso de guitarra voltado
    para a formação de guitarristas virtuosos com
    solos incrivelmente melódicos, bastante técnicos e velozes..experimente uma aula Grátis:
    www.wix.com/usaforbrazil/guitar

    ResponderExcluir
  7. Cara, tava no interior paulista, em Presidente Prudente e fui com uns amigos ver um showzinho de rock em um bar.
    A banda era básica, mas o guitarrista era muit, muito bom mesmo.
    Tive banda 20 anos e sei quando um cara arrasa no instrumento.
    Lembrem desse nome, Pedro Castilho, se ele seguir carreira vai ser um dos melhores guitarristas do Brasil, se já não é.
    O Pedro Castilho faz da guitarra uma extensão da mão. Fiquei fã.

    ResponderExcluir
  8. ei mano eu aposto que sou melhor nos solos que no riff faço solos do guns s roses,nirvana etc

    ResponderExcluir
  9. minha guitarra é do marca king

    ResponderExcluir
  10. boa noite gostaria de fazer uma parceria de blog analise meu blog(http://zemoli.wordpress.com/)
    desde ja agradeço
    José Marcos

    ResponderExcluir
  11. Bacana o blog, se tiver interesse vamos trocar links http://clauonline.blosgpot.com. Sds Guitarrísticas!!

    ResponderExcluir